sábado, 9 de novembro de 2013

Padariês

Padaria é de tudo em São Paulo. Restaurante, boteco, lanchonete, bar fino, bar chique, cafeteria, loja de suco, rotisseria, mercado, frutaria, sacolão, pastelaria, sorveteria e, se couber em mais alguma prateleira, cervejaria, adega, doceria, a la carte, quilo e, lá no canto, escondido, rola até um confessionário. Ecumênico, para não perder cliente. Tudo ao mesmo tempo. Pedir um lanche é sempre uma aventura diante de tantas possibilidades e se, claro, você é um cliente novato. Como eu. Sempre fui do velho pão na chapa e pingado. Até que uma vez vi chegar o pedido de uma moça: pão integral com queijo branco. Lindo. No outro dia, me arrisquei:
-- Moço, por favor, quero um pão integral com queijo branco.
-- Pão integral da casa ou de fôrma?
-- Hum?! Hãããm... da casa?
-- Com queijo prato, suíço, minas ou branco?
-- Hãn? Todos esses são brancos? 
-- Sim. Não são mussarela. 
-- Ah, claro!...Eu quero queijo branco, aquele branquinho... molinho... redondinho, saca?
-- Com chapa ou sem chapa?
-- Com chapa.
-- Fulano! Faz um da casa com minas na chapa.
Padariês. E como o branco virou Minas, só Deus sabe. Mas não é só isso. Hoje, fui no tal Estadão. Dizem que é famosa aqui, a nata gastronômica se reúne no local. Algo assim. Tem altos lanches, refeições, sucos, pernil, coxinha, frango frito, melancia, o cardápio é tão grande que os itens rolam pela parede inteira. Eu passei lá porque é caminho de casa, chovia e estava com preguiça da fila do supermercado. E, afinal de contas, é uma padaria. Ou era para ser.
-- Moço, por favor, me vê 300 gramas de queijo mussarela fatiado.
-- Sim, claro. Pode vir por aqui. Pernil, né?
-- Não, moço. Queijo. Mussarela. Fatiado.
-- Ah, tá. Pra levar ou pra comer aqui?
[Oi? Quem comeria essa quantidade de queijo sentado aqui?]
-- Pra levar... 
-- Você quer dentro do pão?
[Tá de zôa. Ele pensa que vou enfiar quase meio quilo de queijo entre duas fatias de pão de forma light, é isso?]
-- Não, moço. Quero só 300g de mussarela fatiada.
-- Frio ou quente?
-- Frio! Frio! Pelo amor de Deus...
-- Ôô, Beltrano!!! Vê ai 300g de queijo fatiado, sem pão e sem chapa pra moça aqui! Ela quer pra levar, hein!
Padariês paulistano. Lindo, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário